Avançar para o conteúdo principal

Para ela

O meu atraso este mês no texto, teve um propósito. Alguém muito importante e especial faz anos. E como tal acontece, este texto é exclusivamente para alguém que me fez tão bem, mas ao mesmo tempo me faz tão mal, porque é alguém tóxico, uma amiga tóxica. Fazes me bem, quando estás bem, porém dás cabo de mim quando estás triste. Fico impotente de tentar deixar-te mais confortável, tentando confortar-te o máximo que consigo, contudo, nem sempre é possível. Porque a vida não é só possibilidades, há impossibilidades que nos aniquilam. 
Não é para todos conseguir lidar com o teu feitio, dizes isso constantemente, só que o problema não é do teu feitio, é da tua personalidade. Tens uma personalidade vincada, gostas de discutir opiniões com quem as sabe ouvir, sejam elas diferentes ou idênticas. Estás lá para mim quando é preciso, e mesmo quando não é, lá estás tu, de igual forma... Tal como eu, estou lá e faço questão de estar lá quando for preciso, e quando não for. Nem que seja para gozar com a cara que fazes quando alguém te manda uma indireta bem direta e tu percebeste, tal e qual como a pessoa, mas a pessoa está a rir, e tu apresentas uma tromba que significa "Olha lá, eu tou ta ver!" , "Eu percebi essa jovem." 
Quantas pessoas te preservam sem tu as preservares do mesmo modo? Nenhuma. Só merece a tua preservação quem a pratica por igual. Sem mais, nem menos. Dispensas meios termos, a não ser, em caso de comida. "Não como isto agora, porque vou engordar bué, como noutro dia" É engraçado como escolhes a dedo aquilo que comes, para manter a tua beleza. Raios, és linda. Mais cheia ou menos cheia, és linda.
Quero preservar-te até os meus filhos se esquecerem de ti. Vão querer conhecer-te pela quantidade de histórias incríveis que lhes vou contar para adormecer. Vão dispensar a história da Bela Adormecida ou dos Três Porquinhos para saberem mais um pouco da amiga da mãe. Como é, o que faz, onde vive, que aconteceu para seres tão importante, seria demasiado paneleiro se a resposta à questão "Porque és tão importante?", fosse "Porque existes na minha vida". Não é para mim esse tipo de respostas. Responderei, porque não há mais ninguém em que eu confie com a brutalidade que confio em ti. É brutal saber que se pode confiar em alguém, e melhor, saber que se pode confiar diariamente em alguém. Para contar as novidades do dia, as peripécies da vida de adolescente, os planos para o dia seguinte. Há pouca gente em que se confie para contar a vida que levamos, mas se temos alguém assim, é regá-la como se fosse a flor mais bonita que temos, para que não passe sede. Mimá-la para a manter por perto, não por graxa, mas para que não se esqueça que gostamos dela. Espero que nunca te esqueças que gosto de ti, e quando te esqueceres disso, lê isto de novo, uma, duas, três vezes, quantas forem necessárias para assentar em ti, que és e sempre serás, importante para mim. Não te esqueças de te lembrar e não te lembres de esquecer.
Amiga, se há beleza maior neste mundo, é a garantia que temos uma amiga por inteiro. Que não se esquece de nós, só porque tem outros amigos, e que se lembra de nós embora tenhamos outros amigos. É fantástico poder chamar alguém de Amiga durante anos a fio e durante esse tempo todo, manteassem constantes as vontades, os risos, as gargalhadas, as brincadeiras, e às vezes, há mais brincadeiras para contar, há mais motivos para novas gargalhadas. E se não houverem, então é porque eu deixei de existir. Enquanto existir, hei-de saber como e em que alturas te fazer rir. Se conseguir vezes sem conta, melhor. Mais feliz fico, porque o importante numa amizade gigante, é saber fazer rir o outro, saber confortá-lo, saber estar presente, de igual forma como nos faz. E tu fazes.
Dizem que as amizades que duram entre 5 a 8 anos, espera-se que durem para o resto da vida.
Lembra-me de daqui a dois anos te convidar para tomar algo... Talvez um café para mim, e um chá para ti.
Com o principal objetivo de regar a flor que és.

Feliz Aniversário, tem um excelente dia.

Um beijo enorme, Amiga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aguardo pelos reencontros

Estou aterrorizada quando devia estar sossegada envolvida nos pensamentos. Vi os seres mais importantes da construção da minha pessoa partir em busca de mais sabedoria, um futuro melhor, um emprego naquilo que gostam. Estou muito feliz por eles. Por mim não estou nada, porque fiquei. A vê-los. Através de fotos. Em mensagens que troco com poucos, mas fundamentais. Aqueles que eu não me importo nada de ver e rever, lembrar e relembrar. Os melhores que a vida me deu. Espero também lhes ter dado muito.  A cada dia que passa, acho que já perco quem está quanto mais quem anda por lá. Por lá, nas asas da Faculdade. Tenho plena noção que sou um ser melancólico e sentimentalista para pensar e escrever sobre isto. Ainda não sei bem porquê, vivo intensamente as coisas, todos os momentos, todos os dias. Custa-me imenso já não me cruzar com eles no intervalo do Secundário.  Fiquei para trás por burrice, e ainda hoje não sou capaz de aceitar esse contratempo. Pago muito caro hoje por isso:

Ao pôr do sol

Não me despedi, nem quis fazê-lo. Não consegui, nem o farei. Serão aqueles adeus que parecerão uma despedida, mas serão um até já. Inconsoláveis, mas o que tem de ser, é... Já não serei a rapariga, namorada babada, que tu levarás a casa depois de um jantar romântico.. Porque se ainda fizer parte do teu coração, de certeza que não é no lugar cativo, com vista para o mar, e com todo o amor para dar. Tenho pena, mas só quero que sejas feliz. Dá-lhe um abraço quando ela parecer magoada ou estranha, sente-se triste e vai precisar da tua companhia, só tua, porque te adora. Estende-lhe a mão, quando quiser andar pelo passeio sem cair. Vai sentir que estás lá para ela. Dá-lhe segurança. Estabilidade. Amor. Carinho. Recebe-a de braços abertos quando te quiser abraçar. A ti.  Ouve-a. Não te esqueças, nunca do aniversário dela, felicita-a. Dá-lhe os segundos necessários para querer-te para sempre.  Entendo que há segundos mais inesquecíveis que outros, e de todos eles, os que ficarão

Deixa-te estar

Andei à deriva pelos momentos já vividos, comparando as pessoas, olhando os sítios como se ainda estivesse na mesma altura e nas mesmas circunstâncias. Não é assim. Por diversos motivos, mas principalmente, por sucessões de tentativas falhadas, por esforços em vão, deixamos de ser os seres do costume. Que oferece um beijo, sem saber se é desejado. Que abdica do próprio tempo a sós por uma companhia. Estamos diferentes. Ontem eu gostava de saber o que é que ainda há a dizer. Hoje eu prefiro ficar onde estou, esperando por um dia, que te encontre e te saiba dizer pelas palavras exatas o que ainda não te disse. Deixei muita coisa a dizer. Talvez um dia, eu saiba escolher as palavras certas, enfrente os meus medos e vá ao teu encontro. Para te dizer aquilo que eu sei hoje, e que permanecerá até ao dia. Em que te encontre. Não espero afincadamente que haja esse dia, mas aprecio a ideia de um, talvez sim. Ontem eu adorava saber que ainda me podia consolar com as mensagens que me envia