Avançar para o conteúdo principal

Crónica 2 - Desapego

Enganem-se, pessoas que pensam que a saudade leva à decisão do desapego. Saudade sentiremos sempre!
O desapego é decidido quando a raiva do sentimento se interpõe entre o que é bom de se sentir. É bom, e faz bem sentir. Falo do amor, aquele que alegra, a nós e ao outro, sorri com aqueles lábios carnudos e tem olhos bonitos.
Alberto passeava pelo jardim olhando as flores, vendo as mais belas flores que possam existir no mundo. Tentado assim, pensar nelas e esquecer-se do resto, pois esse resto, pesa... 
- Seria chato se vos dissesse que uma tonelada de migalhas igualaria ou, ficaria perto disso, um objeto escolhido ao acaso. O mesmo se passa comigo: A maior carraça arrasa-me como se fosse atropelado por um camião. Por isso, decidi ponderadamente desapegar-me. 
Parece aquela palavra que todos e todas dizem que vão fazer e depois ficam no sofá na ronha. Isso, estudar! Devem fazê-lo. Todas as coisas que devemos fazer nós fazemos, apenas com umas pausas pelo meio, com um descanso aqui e acolá. 
É nosso dever corrigir o que está mal e permanecer com aquilo que está bem.  
- E aqui estou eu! Fazendo aquilo que eu devo, optando também eu, por uma pausa pelo jardim, pensando nela, sabendo que não devo, mas estou... 
Queria saber programar-me para me desapegar dela. Dela por inteiro, não dos restos dela que ainda estão em mim.
Nunca mais voltei a vê-la desde o outro dia, embora o deseje, não devo. Não posso. 
Estar constantemente atarefado ocupa-me o tempo livre que dedicava com muito prazer às histórias que fazia entre mim e ela, sem que soubesse. Usava-a como a minha inspiração, de sorriso nos lábios e caneta na mão, casei-me 5 vezes. E, a melhor dessas vezes todas será quando me casar efetivamente, se assim acontecer. 
Enquanto isso não acontece vou levar uma flor, uma bonita, vou esperar que murche, e que me habitue à ideia que é isto que devo fazer, deixar ir contigo o que tem de ir, e ficar comigo o que tem de ficar. 
Que sejas uma flor duradoura, e eternamente bonita.

Até que a saudade nos encontre

           De novo...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aguardo pelos reencontros

Estou aterrorizada quando devia estar sossegada envolvida nos pensamentos. Vi os seres mais importantes da construção da minha pessoa partir em busca de mais sabedoria, um futuro melhor, um emprego naquilo que gostam. Estou muito feliz por eles. Por mim não estou nada, porque fiquei. A vê-los. Através de fotos. Em mensagens que troco com poucos, mas fundamentais. Aqueles que eu não me importo nada de ver e rever, lembrar e relembrar. Os melhores que a vida me deu. Espero também lhes ter dado muito.  A cada dia que passa, acho que já perco quem está quanto mais quem anda por lá. Por lá, nas asas da Faculdade. Tenho plena noção que sou um ser melancólico e sentimentalista para pensar e escrever sobre isto. Ainda não sei bem porquê, vivo intensamente as coisas, todos os momentos, todos os dias. Custa-me imenso já não me cruzar com eles no intervalo do Secundário.  Fiquei para trás por burrice, e ainda hoje não sou capaz de aceitar esse contratempo. Pago muito caro hoje por isso:

Deixa-te estar

Andei à deriva pelos momentos já vividos, comparando as pessoas, olhando os sítios como se ainda estivesse na mesma altura e nas mesmas circunstâncias. Não é assim. Por diversos motivos, mas principalmente, por sucessões de tentativas falhadas, por esforços em vão, deixamos de ser os seres do costume. Que oferece um beijo, sem saber se é desejado. Que abdica do próprio tempo a sós por uma companhia. Estamos diferentes. Ontem eu gostava de saber o que é que ainda há a dizer. Hoje eu prefiro ficar onde estou, esperando por um dia, que te encontre e te saiba dizer pelas palavras exatas o que ainda não te disse. Deixei muita coisa a dizer. Talvez um dia, eu saiba escolher as palavras certas, enfrente os meus medos e vá ao teu encontro. Para te dizer aquilo que eu sei hoje, e que permanecerá até ao dia. Em que te encontre. Não espero afincadamente que haja esse dia, mas aprecio a ideia de um, talvez sim. Ontem eu adorava saber que ainda me podia consolar com as mensagens que me envia

Inocentes

Recentemente estava a ver a novela 'Mulheres' da tvi e foi inconsciente a forma como reparei numa inocência de uma criança ingênua que define 'Viver feliz para sempre' um sonho. Pediu à mãe para quando casar com o seu pai que o bolo de noivado fosse um campo de futebol. Referiu também, propositadamente ou não que sua mãe e seu pai vivessem felizes para sempre. Mas quem define a consequência ou não de viver 'para sempre' com alguém ?  Posso questionar uma coisa, o que andamos aqui a fazer ? Procurando o homem que dá luz ao nosso para sempre. Senão é isso, andamos aqui para sofrer e sonhar. Sonhar para sofrer. Sofremos a sonhar com algo que não vem. Vem aos nossos sonhos, não à simplicidade dos nossos dias. Andamos aqui para mais o quê ? Para sermos felizes. Ser ou estarmos felizes ? Com nós próprios ou com o mundo que nos rodeia ? Ambas as partes estão corretas. Será que andamos todos aqui à procura do rapaz que desce pelas tranças da rapariga com cabelos eno