Avançar para o conteúdo principal

Crónica 1 - Não vás, adeus...

- Que essência se transforma em amor quando nunca foi aquilo esperado? Toda a essência é amor, até mesmo o amor dito num adeus profundo, porque é sentido mas é um adeus... Amor ao gesto, amor ao afeto, amor a ti e a mim, amor a nós e ao outro. Amor à presença, à saudade. E olha amor, é isso...
Alberto vivia em plena ignorância pelos gestos que assistia no quotidiano, achava desnecessário vivermos para o amor e com amor. Sem que haja nada pelo meio: destruição, mágoas, distanciamento. frustração... Esquecendo a teoria do Alberto, até as laranjas são mais saborosas quando contêm sumo dentro da laranja. Lá está, vendo as perceptivas de outro ângulo, há algo de belo pelo meio das coisas não tão boas.
Vivia isolado e dispensava companhia, até sabendo que não a tinha dos mais próximos. Os amigos eram só reconhecidos para os instantes, para as festas, e para as necessidades. Noutra altura, eram desconhecidos.
Embora soubesse de todas as vantagens e desvantagens de ser isolado, reservado e desconhecido para aqueles que deseja que se sentem ao seu lado e perguntem "Como estás?". - Essência de uma conversa. Ele também sabe que quer sempre as companhias que não deve e se deseja quem não tem é porque está algo errado. Ou é ele, ou é o seu músculo que bombeia o sangue e o faz querer estar, ser, existir e presenciar. Nada é fútil para fazer sentido, quando é sentido.
- Façam de mim o ser que gostariam de ter ao vosso lado todos os dias, e se não me quiserem tornar assim, ou menos ensinem-me, chamem-me à atenção quando estiver errado e mesmo quando estiver certo, não finjam que não se aperceberam, isso conta muito, acreditem. Ralhem-me! Façam o que quiserem, mas sejam inesquecíveis quando fizerem o que fizerem. Só assim faz sentido, e é sentido...
Desejou ter a companhia de Madalena, sem saber que também desejava a companhia dele. Desatou a olhá-la como se não a fosse ver amanhã. - Essência do olhar.
- Não sejas burro Alberto, vai falar com ela! Faltam os amigos para dizer isto quando é preciso não perder oportunidades, das quais só se encontram uma e uma única vez.
Nunca antes teria visto aquela moça, e já que não a via antes, viu-a pelos dias que desejou vê-la mas ela não apareceu... Os Homens sentem-se intimidados quando as Mulheres os olham no entanto, olham como se não intimidassem de igual forma as Mulheres.
Olhou e casou-se. Casou-se na presença do olhar dela, no cheiro dela, na companhia que talvez tenha sido insuficiente, mas que teve dela. Por momentos. Só ele sabe o que significou, e ficou para ele e com ele.
Naquela altura que se casou no jardim mais bonito, desenhado ao critério do seu criativo cérebro, viu-a ir embora. E ficou. Quieto, observando.
- Esperarei por ti. Até ao dia que vieres.
Mas por enquanto:
"Não vás, adeus..."

...
...
...
...
...


Continua... Na próxima Crónica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aguardo pelos reencontros

Estou aterrorizada quando devia estar sossegada envolvida nos pensamentos. Vi os seres mais importantes da construção da minha pessoa partir em busca de mais sabedoria, um futuro melhor, um emprego naquilo que gostam. Estou muito feliz por eles. Por mim não estou nada, porque fiquei. A vê-los. Através de fotos. Em mensagens que troco com poucos, mas fundamentais. Aqueles que eu não me importo nada de ver e rever, lembrar e relembrar. Os melhores que a vida me deu. Espero também lhes ter dado muito.  A cada dia que passa, acho que já perco quem está quanto mais quem anda por lá. Por lá, nas asas da Faculdade. Tenho plena noção que sou um ser melancólico e sentimentalista para pensar e escrever sobre isto. Ainda não sei bem porquê, vivo intensamente as coisas, todos os momentos, todos os dias. Custa-me imenso já não me cruzar com eles no intervalo do Secundário.  Fiquei para trás por burrice, e ainda hoje não sou capaz de aceitar esse contratempo. Pago muito caro hoje por isso:

Deixa-te estar

Andei à deriva pelos momentos já vividos, comparando as pessoas, olhando os sítios como se ainda estivesse na mesma altura e nas mesmas circunstâncias. Não é assim. Por diversos motivos, mas principalmente, por sucessões de tentativas falhadas, por esforços em vão, deixamos de ser os seres do costume. Que oferece um beijo, sem saber se é desejado. Que abdica do próprio tempo a sós por uma companhia. Estamos diferentes. Ontem eu gostava de saber o que é que ainda há a dizer. Hoje eu prefiro ficar onde estou, esperando por um dia, que te encontre e te saiba dizer pelas palavras exatas o que ainda não te disse. Deixei muita coisa a dizer. Talvez um dia, eu saiba escolher as palavras certas, enfrente os meus medos e vá ao teu encontro. Para te dizer aquilo que eu sei hoje, e que permanecerá até ao dia. Em que te encontre. Não espero afincadamente que haja esse dia, mas aprecio a ideia de um, talvez sim. Ontem eu adorava saber que ainda me podia consolar com as mensagens que me envia

Inocentes

Recentemente estava a ver a novela 'Mulheres' da tvi e foi inconsciente a forma como reparei numa inocência de uma criança ingênua que define 'Viver feliz para sempre' um sonho. Pediu à mãe para quando casar com o seu pai que o bolo de noivado fosse um campo de futebol. Referiu também, propositadamente ou não que sua mãe e seu pai vivessem felizes para sempre. Mas quem define a consequência ou não de viver 'para sempre' com alguém ?  Posso questionar uma coisa, o que andamos aqui a fazer ? Procurando o homem que dá luz ao nosso para sempre. Senão é isso, andamos aqui para sofrer e sonhar. Sonhar para sofrer. Sofremos a sonhar com algo que não vem. Vem aos nossos sonhos, não à simplicidade dos nossos dias. Andamos aqui para mais o quê ? Para sermos felizes. Ser ou estarmos felizes ? Com nós próprios ou com o mundo que nos rodeia ? Ambas as partes estão corretas. Será que andamos todos aqui à procura do rapaz que desce pelas tranças da rapariga com cabelos eno