Avançar para o conteúdo principal

Voltas à vida

O telefone não toca, não dá qualquer sinal. Os pensamentos acomodam, assombram. O tempo avança sem nos apercebermos e não fica nada sem ser saudade de outros tempos.
Antes o telefone tocava vezes sem conta, e quando não tocava, não tardava a tocar porque era assim que estávamos habituados, à presença desejada, tão correspondida como desejada.
Agora, mudam-se os tempos, mudam-se os costumes, muda-se o nosso hábito antigo para um hábito novo.
Há dias ia na rua e ouvi uma conversa entre uma rapariga e a amiga. Deliciavam-se com a amizade que mantinham, trocavam juras de continuidade, de confiança e gosto pela amizade que tinham. Quando forem velhinhas serão amigas tal e qual como hoje. Eu sinceramente, não acredito. Com a mesma intensidade, com a mesma qualidade, não. Não acredito da mesma maneira como não acredito que os bolos da pastelaria estão à minha espera, quando lá for estará lá o que pretendo, tal e qual com o aspeto que quero. Impossível. Estão lá para ser comidos por quem lá for, se não lá for, certamente o que eu queria, irá ser comido por outra pessoa.
Tal como não acredito que o sucesso está no dinheiro que possues. Se fores péssimo ou péssima e tiveres dinheiro, só vais longe durante um período, depois os resultados começam a notar-se e aquilo que davas por garantido pelo dinheiro que tens desaparece, porque não tens faculdades necessárias, apenas dinheiro. É preciso ser-se bom, mais, é preciso trabalhar para ser-se bom. É preciso gostar-se do que se faz. Inconscientemente o gosto apodera-se do nosso esforço, de tal forma, que passa a sair com naturalidade.
De novo, o tempo é a grande influência da nossa vida. Sem ele, com ele e para ele, existimos. 
Não sabemos o que fazer, esperamos.
Temos que fazer algo, executamos.
Queremos voltar atrás. Não podemos mas desejamos.
Tudo questão de tempo.
A felicidade é o momento exato em que ris. É o segundo em que constróis a piada. É o minuto que esboças a gargalhada,
Após isto, é apenas a altura em que sentes saudades da felicidade daquele riso, daquela piada que só teve piada no primeiro momento em que se disse... Aquela altura em que só resta o sorriso na memória.
O telefone continua sem tocar, e eu continuo a teclar. Não faz diferença, quer dizer faz, faz sempre diferença, mais escondida, menos escondida faz. 
Gostaria que não houvesse tempo de sobra, para não me lembrar que o tempo algum dia acaba... Que estivesse sempre ocupada para esquecer que me lembrei de pensamentos que devia ignorar. 
Só espero que a volta que se segue não me dê enjoos, porque se der, tenho de abandonar o barco e seguir outro rumo. Não quero, mas às vezes aquilo que não queremos, é insignificante para com aquilo que devemos.
A vida dá voltas. E quando não dá, somos nós que damos voltas à vida...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Aguardo pelos reencontros

Estou aterrorizada quando devia estar sossegada envolvida nos pensamentos. Vi os seres mais importantes da construção da minha pessoa partir em busca de mais sabedoria, um futuro melhor, um emprego naquilo que gostam. Estou muito feliz por eles. Por mim não estou nada, porque fiquei. A vê-los. Através de fotos. Em mensagens que troco com poucos, mas fundamentais. Aqueles que eu não me importo nada de ver e rever, lembrar e relembrar. Os melhores que a vida me deu. Espero também lhes ter dado muito.  A cada dia que passa, acho que já perco quem está quanto mais quem anda por lá. Por lá, nas asas da Faculdade. Tenho plena noção que sou um ser melancólico e sentimentalista para pensar e escrever sobre isto. Ainda não sei bem porquê, vivo intensamente as coisas, todos os momentos, todos os dias. Custa-me imenso já não me cruzar com eles no intervalo do Secundário.  Fiquei para trás por burrice, e ainda hoje não sou capaz de aceitar esse contratempo. Pago muito caro hoje por isso:

Ao pôr do sol

Não me despedi, nem quis fazê-lo. Não consegui, nem o farei. Serão aqueles adeus que parecerão uma despedida, mas serão um até já. Inconsoláveis, mas o que tem de ser, é... Já não serei a rapariga, namorada babada, que tu levarás a casa depois de um jantar romântico.. Porque se ainda fizer parte do teu coração, de certeza que não é no lugar cativo, com vista para o mar, e com todo o amor para dar. Tenho pena, mas só quero que sejas feliz. Dá-lhe um abraço quando ela parecer magoada ou estranha, sente-se triste e vai precisar da tua companhia, só tua, porque te adora. Estende-lhe a mão, quando quiser andar pelo passeio sem cair. Vai sentir que estás lá para ela. Dá-lhe segurança. Estabilidade. Amor. Carinho. Recebe-a de braços abertos quando te quiser abraçar. A ti.  Ouve-a. Não te esqueças, nunca do aniversário dela, felicita-a. Dá-lhe os segundos necessários para querer-te para sempre.  Entendo que há segundos mais inesquecíveis que outros, e de todos eles, os que ficarão

Deixa-te estar

Andei à deriva pelos momentos já vividos, comparando as pessoas, olhando os sítios como se ainda estivesse na mesma altura e nas mesmas circunstâncias. Não é assim. Por diversos motivos, mas principalmente, por sucessões de tentativas falhadas, por esforços em vão, deixamos de ser os seres do costume. Que oferece um beijo, sem saber se é desejado. Que abdica do próprio tempo a sós por uma companhia. Estamos diferentes. Ontem eu gostava de saber o que é que ainda há a dizer. Hoje eu prefiro ficar onde estou, esperando por um dia, que te encontre e te saiba dizer pelas palavras exatas o que ainda não te disse. Deixei muita coisa a dizer. Talvez um dia, eu saiba escolher as palavras certas, enfrente os meus medos e vá ao teu encontro. Para te dizer aquilo que eu sei hoje, e que permanecerá até ao dia. Em que te encontre. Não espero afincadamente que haja esse dia, mas aprecio a ideia de um, talvez sim. Ontem eu adorava saber que ainda me podia consolar com as mensagens que me envia